sábado, 7 de março de 2009

AS NUVENS, O AR E OS SONHOS

Gaston Bachelard, filósofo francês instiga a nossa imaginação aérea passeando sobre o onirismo do sonho de vôo no livro "O Ar e os Sonhos", do qual eu me ative ao capítulo "As Nuvens" por um interesse especial ao nosso momento e pelo improviso e roteiro realizado por mim e pela Moira em encontro do dia 27 de fevereiro. Encontro este, logo depois do carnaval, ou seja, com a cabeça ainda nas nuvens. No entanto, este livro, segundo a sinopse de Pablo Santos, nos induz a um contato grande, profundo e forte com a imaginação do ar, o que nos interessa muito. Segundo Bachelard, o ar é o único elemento que somente pode ser percebido pelo movimento, logo é a própria essência do movimento. Ainda estou em leitura, mas posto aqui outro trecho restante da sinopse citada acima e colocar a disposição, após a minha leitura, o xerox do capítulo "As Nuvens". Pode nos dar uma boa base filosófica.

"Mas não somente de sonhos aéreos está a imaginação do Ar. No interior
deste fantástico livro, (O Ar e os Sonhos) Gaston Bachelard nos traz um incrível exercício de cura das almas por meio da imaginação poética e por meio de um sonho acordado, em que sonhamos estar voando, saindo dos infernos de nossos medos e anseios, e indo até os céus de nossa consciência sonhadora."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"O sonhador tem sempre uma nuvem a transformar. A nuvem nos ajuda a sonhar a transformação."

Gaston Bachelard